27 junho 2009

Estamos seguros?

Nos últimos 30 anos, houve um crescimento espantoso na área de comunicações. Neste momento há dados e informações sendo transmitidos em rede de qualquer local da Terra (e até mesmo do espaço) de maneira muito eficiente. A tecnologia de comunicações nos trouxe enorme vantagem, mas também trouxe a oportunidade para atividade criminal. Quem são os criminosos do ciberespaço? Grupos organizados… como a Máfia e outros. Qual é o principal foco destes criminosos? Atividade financeira é claro. Eles encontraram um modo novo para “administrar” os seus recursos financeiros (entre outras coisas). Pessoas também se envolvem em atividades de espionagem fazendo uso de sistemas de comunicação. Habitualmente atuam para governos, exércitos, e através dos computadores transmitem o produto de seus roubos, que são segredos comercias, projetos, fórmulas, etc. Até mesmo os dados do seu computador pessoal que esta na sua residência não está seguros e virou alvo destes grupos. Se você controla suas finanças em seu computador, seus dados pessoais podem estar correndo sérios riscos.
Pense nisso... Por que isto acontece? Nós não podemos fazer parte destes sistemas de comunicação e estarmos completamente seguros? Por que? Pense nisto... Apesar de toda a segurança e precauções que puseram nos bancos, casas, aeronave, e negócios, nós ainda não podemos confiar completamente nos sistemas de comunicação. Há ainda roubos, aviões seqüestrados e negócios que estão sendo burlados. Quase nada está realmente seguro. Se alguém quer focar esforços ou objetivos em alguma coisa, pense em segurança da informação, porque é muito provável que alguém consiga obter de você o que querem — pois têm tempo, paciência, e muitos outros recursos. Nós não devemos esperar que o Ciberespaço torne-se seguro da noite para o dia, temos que estar em alerta constante. Por que? Porque pessoas podem entrar agora em sua casa, seu trabalho e podem causar danos tão graves que possam se tornar irreparáveis, sem se quer ter estado lá fisicamente.

3 Comentários:

Janio made in blog disse...

Olá amigo:

Se depender de qualidade, não vai demorar muito para você atingir suas metas.

Com relação ao texto, veja bem, você citou todo o universo da tecnologia de informação. As pessoas, normalmente associam o cracker (hacker do mal) a internet, se esquece que o cracker pode invadir qualquer sistema de comunicação e transmição de dados, sinais analógicos, digitais, telefonia, etc.

Sim, é preciso ter cuidado, e haha cuidado.

Alexandre disse...

Olá janio. Valeu pela visita cara. É sempre bom se inspirar em pessoas que realmente conseguem atingir seus ideais. Muito obrigado pelo elógio em relação ao texto

Anônimo disse...

legal seu recardo
fique com deus
abraços
ass: bruninha

Postar um comentário

  ©Compacto & Básico - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo